Ainda é assustadora a quantidade de empresas de diversos portes, de diferentes cidades (incluindo capitais) e que usam aplicativos piratas no Brasil,
Diversas dessas empresas alegam que "as soluções Microsoft custam muito", e que a quantidade de máquinas que possuem não lhes permite investir na legalização, principalmente no momento de crise que nosso país tem enfrentado recentemente.
Daí diante de denúncia feita por colaboradores insatisfeitos ou até mesmo por prestadores de serviços "mal pagos", empreendedores dessas empresas entram em desespero e logo dão um jeito de legalizar tudo, seja por meio de financiamento ou porque simplesmente decidem coçar o bolso "gastando" dinheiro que estavam mantendo como reserva financeira fazendo quase que obrigatoriamente esse investimento de forma nada planejada.
O impacto desse processo é doloroso, principalmente diante da auditoria Microsoft que pressiona o cliente fazendo-o preencher a planilha de inventário (PUA) para identificar o que é genuíno ou não, e sempre dá um prazo curtíssimo para o cliente enviar as notas fiscais comprovando a legalidade ou direito sobre os programas que utiliza.
Eu estaria mentindo se dissesse que jamais usei programas piratas, mas depois que conheci como isso funciona, principalmente depois de ter descoberto que o aplicativo que "ativa" esses programas abre portas de entrada e de saída no firewall do Windows, supostamente com intuito de comunicar-se com o servidor de gerenciamento de chaves (KMS) pirata, então me lembrei que não existe almoço grátis, e que essa brecha de comunicação pode funcionar como porta dos fundos para ataques cibernéticoscoleta de dados confidenciais ou até mesmo infecção, exploração e propagação de vírus remotamente, daí parei com essa vida.
Felizmente, depois que me tornei profissional certificado e parceiro Microsoft entre 2010 e 2012, obtive acesso a benefícios e informações que definitivamente abriram meus olhos, de modo que mesmo sendo empreendedor individual com faturamento baixo, passei a investir nessas soluções para trabalhar tranquilamente.
E não somente por ter me tornado revendedor Microsoft, passei a orientar melhor meus clientes e nem faço questão que comprem comigomas suplico que legalizem seus softwares, pois por mais que o valor da licença do Windows seja "pesado" por máquina, esse investimento é um "mal necessário" diante dos riscos que há no uso de programas piratas.
Exemplo: A assinatura mensal do pacote Office 365 Business Premium não custa nem R$ 50,00 Reais por usuário. e considerando as ferramentas inclusas nessa versão, tal valor fica barato se compararmos esse investimento com os custos de implementação e gerenciamento de e-mail Exchange localmente, Share Point e Skype for Business separadamente, principalmente ao observarmos que cada usuário terá 1 TB de espaço de armazenamento no One Drive acessível em qualquer lugar e de forma segura pela web.
Experimente orçar um discos de armazenamento de 1 TB para deixar com cada colaborador do seu negócio. Os valores totais desses itens poderão até ser menores que o valor anual gasto com assinaturas Microsoft, mas eu lhe garanto que se contar a depreciação desses discos incluindo garantia limitada que possuem, concluiremos que os benefícios disponibilizados pelas soluções de produtividade em nuvem Microsoft são infinitamente melhores.
Resumindo, o pacote Office 365 Business Premium custa menos que R$ 3,00 Reais por colaborador diariamente. Falando sério, isso é muito? Sua empresa corre mais risco de falir por vírus provenientes de programas piratas ou por processos judiciais do que por investir em licenciamento Microsoft.
Com base nessas informações, eu sinceramente considero esse investimento irrisórioprincipalmente diante do retorno que cada colaborador dá para seu empregador, ainda mais em escritórios de advocacia, consultorias, contabilidade e finanças.
Então indico incisivamente que faça o planejamento do investimento no Office 365 para o próximo ano fiscal, experimente o produto e conte comigo para conhecer na prática os benefícios que sua empresa terá. Se o valor investido ficar dentro da faixa de 1% a 2% do seu faturamento mensal, você estará no lucro, principalmente se seu negócio depender dessas tecnologias durante boa parte do tempo de trabalho dos seus colaboradores!
Outro fato incômodo que vejo, são empresas comprando computadores e notebooks em lojas de varejo com Windows Home (ou Single Language) que são versões de uso doméstico, dificultando as coisas principalmente quando se trabalha em redes maiores que 5 máquinas. Sinceramente, isso é um tiro no pé, pois seu técnico ou prestador de serviços de suporte perderá muito tempo configurando máquinas e programas padrão manualmente, fora que não será possível gerenciar as configurações e permissões de segurança de forma centralizada, muito menos integrar essas máquinas no domínio do seu servidor de rede, isso se você tiver um e se essa máquina for um servidor de verdade também, pois vejo muitas empresas utilizando máquinas comuns e nada recomendáveis para esse fim.
Outra sugestão que faço e que inclusive é boa prática recomendada pela Microsofttenha pelo menos um servidor de redundância na sua rede. Saiba mais nesse link.
O que o Windows 10 Pro tem que o Home não tem?
As diferenças entre as duas edições ficam por conta de recursos voltados para o público corporativo, ou para quem deseja ter mais controle sobre o sistema operacional e seus dados corporativos ou pessoais.
  • Recursos avançados de gerenciamento: ingresso em domínio de rede, política de grupo, acesso atribuído (uma função para restringir determinado colaborador a utilizar somente o que for permitido) e área de trabalho remota;
  • Internet Explorer em modo de compatibilidade, voltado para empresas que ainda dependem de páginas antigas, que funcionam corretamente apenas com o motor antigo do navegador da Microsoft;
  • Integração com diretório ativo para gerenciar identidades privadas na rede;
  • Atualização fácil para o Windows 10 Enterprise caso compre essa outra versão futuramente;
  • Windows Update for Business: download das atualizações ponto a ponto, janelas de manutenção (para evitar que o Windows instale correções em momentos inoportunos) e anéis de distribuição (apenas as atualizações já testadas serão instaladas, para garantir a estabilidade).
Segue site que demonstra as vantagens do Windows 10 Pro, mas recomendo que veja os recursos do Windows 10 Enterprise também.
Sei que você leitor pode estar pensando que tudo isso é insistência ou papo de vendedor, mas eu lhe garanto que não, inclusive me ofereço para lhe mostrar na prática as brechas de segurança existentes em seus computadores por causa do uso de softwares piratas.
Histórias reais:
E se por um acaso eu não fui convincente, deixo explicações de outras fontes também.

Deixe um comentário