Introdução:
Este alerta é sobre os iminentes riscos de infecções por RANSOMWARE, um tipo de vírus sequestrador que possui diversas variantes, e que costuma explorar a ingenuidade de usuários espalhando-se principalmente por anexos de e-mails infectados, podendo também explorar falhas de segurança em sites, aplicativos ou sistemas operacionais desatualizados, assim como pode estar embutido em cracks de programas piratas ou até mesmo em alguns aplicativos de acesso remoto, a exemplo do Ammy Admin que teve histórico relacionado recentemente.
Neste artigo, você vai aprender: Cenários desse ataque; O que é RANSOMWARE; Tendências e recomendações.
Definições:
Tal tipo de vírus é um mecanismo de extorsão digital e trata-se de um golpe que vem crescendo muito nos últimos 2 anos, pois os criminosos digitais criptografam os dados da vítima e depois exigem altos preços para resgate.
Como usuários e empresas valorizam suas informações, muitos estão dispostos a pagar para obtê-los de volta. No entanto, não recomendamos o pagamento, pois pagar o resgate não vai garantir que seus dados serão decodificados, pois muitos oferecem falsas soluções, agravando o problema em questão.
Nem todos os antivírus mesmo estando atualizados, muito menos os gratuitos têm sido suficientes para barrar tal vírus, pois poucos no mercado possuem o recurso que tenta evitar a criptografia dos dados, porém mesmo no caso de clientes que possuem soluções pagas, indicamos extremo cuidado com anexos de e-mails conhecidos ou não.
Práticas recomendadas
Além de backups incrementais diários em HDs externos, indicamos a disponibilização de mais 2 ou 3 HDs externos, sendo um para backups diários dedicados do Windows, incluindo cópias quinzenais, mensais ou semanais cujos discos deverão ser mantidos fora do local onde está seu servidor, visando evitar a criptografia do disco de backup conectado na máquina, e minimizar outros tipos de perdas, como a queima do disco em casos de curtos circuitos, ou incêndios eventuais, mesmo que possam ocorrer raramente.
Adicionalmente, invista em uma solução de backup em nuvem que possua opção de versionamento dos dados, pois assim poderemos recuperar arquivos que forem eventualmente sobrescritos em um curto período de tempo, visando garantir a continuidade do seu negócio. Indico principalmente backup no Microsoft Azure.
É importante investir em antivírus pagos que possuam recursos de detecção de criptografias em tempo real como o Bit Defender Cloud Gravity Zone, Kaspersky Endpoint Security ou Small Office Security, mesmo ocasionando lentidão parcial, pois é melhor garantir seu trabalho do que ficar dias parado esperando recuperar os dados do seu servidor, sem contar que nem sempre tal recuperação será possível, principalmente quando não houverem backups atualizados e desconectados da máquina infectada.

Invista em uma solução que faça o controle da navegação web onde poderemos bloquear acessos a contas de e-mails pessoais, páginas inapropriadas, nudez, suspeitas, redes sociais. OBS: O antivírus Panda Cloud Office Protection possui tal recurso também.
Procure por nossa equipe de projetos, pois apresentaremos um plano de contingência dentro dessas diretrizes.

Histórias reais:


Autor: Johnson Cruz
Administrador de Redes
MCP / MCTS / MTA

Deixe um comentário